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Perfil do Egresso

Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 16h13 | Última atualização em Quinta, 17 de Setembro de 2020, 16h13 | Acessos: 1126

O perfil do egresso desejado pelo curso é de um professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à educação na área. A atribuição central do professor de Ciências Naturais da Unifesspa, assim, é a docência na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental, o qual requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Física, da Química e da Biologia, sobre os desenvolvimentos históricos dessas ciências, acerca da construção do conhecimento científico ao longo da História e suas interrelações culturais características da região Sul e Sudeste do Pará (Amazônia Oriental), dando ênfase às culturas indígena, quilombola, ribeirinha e do campo. Além disso, é o profissional que tem domínio de estratégias para transposição didática do conhecimento das Ciências Naturais para o saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Educação em Ciências, Educação Ambiental, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

Possui uma formação multi e interdisciplinar, sólida e abrangente em conteúdos acerca dos diversos campos das Ciências Naturais, capaz de trabalhar em prol das competências e habilidades preconizadas nas orientações da BNCC para os discentes do Ensino Fundamental em Ciências Naturais.

É também o profissional que possui preparação adequada à aplicação pedagógica dos conhecimentos e experiências científico-culturais, domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, com condições de compreender e aplicar abordagens criativas à solução de problemas, desenvolvendo novas aplicações e tecnologias, e domínio de estratégias de ensino construtivistas, como por exemplo, as metodologias ativas de ensino. Atende às demandas do mundo do trabalho, especialmente na região do Sul e Sudeste do Pará (carente de profissionais qualificados), considerando estar preparado para desenvolver o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental de forma ampla, suprindo as especificidades da Educação Escolar, inclusive em locais como comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e do campo. É também o professor apto a contribuir, significativamente para melhores índices de progresso social, afetando qualitativa e quantitativamente o crescimento científico, pedagógico, tecnológico e político da região.

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